A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar e pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural e/ou posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais comum para a torção e distensão dos músculos e ligamentos que causam lombalgia).
O objetivo do tratamento deve ser direcionado ao alívio das causas podendo incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tônus e a resistência musculares e melhora da postura. A atividade física é benéfica e as pessoas que praticam diminuem o grau de dor e tem menores chances de recidivas futuras.
O método PILATES é uma eficiente ferramenta para fortalecer a musculatura extensora do tronco, atuando no desequilíbrio entre a função dos músculos envolvidos na extensão e flexão de tronco além de utilizar a contração abdominal durante os exercícios o que ajuda a proteger a lombar mantendo íntegros os espaços intervertebrais e focando fortalecimento, alongamento e conscientização dos músculos mais profundos responsáveis pela manutenção da postura.
Sendo assim, o método PILATES é extremamente indicado no caso de lombalgia, desde que ocorram adaptações e modificações de alguns exercícios, respeitando a individualidade de cada um.
Procure um Profissional Especializado e Atualizado para que possa realizar suas aulas com maior SEGURANÇA e CONFIANÇA.
Mariana de Oliveira Zumpano.(Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates).
Nenhum comentário:
Postar um comentário